Análise: Castlevania Symphony of the Night – O Clássico Atemporal

maxresdefault

Castlevania Symphony of the Night é um jogo desenvolvido pela Konami e lançado em 1997 inicialmente para Playstation 1, possui a jogabilidade em 2D estilo plataforma/metroidvania com características de RPG de ação. Conforme os anos foram se passando ele foi portado para diversas plataformas. Symphony of the Night chama  a atenção pela jogabilidade precisa e viciante, trilha sonora magistral e direção de arte incrível. Atualmente ele se tornou um “clássico cult” e sempre figura em listas de “melhores jogos de todos os tempos”.

Mas porque Symphony of the Night ?

Alguns devem estar pensando ao ler o título “Poxa Castlevania Symphony of the Night, todo mundo já jogou isso” bem nem todo mundo, eu era um que já tinha ouvido falar deste clássico porém nunca tinha jogado, conheço até alguns amigos que nunca ouviram falar Symphony of the Night e nem imaginam que ele exista.

O que me levou ao encontro de Symphony of the Night foi o seriado da Netflix “Castlevania” que por sinal é muito bom, curti tanto o seriado que tinha me decidido que era hora de dar uma chance para a franquia e jogar algum jogo dela (sim eu nunca tinha jogado algum jogo da franquia Castlevania), em uma rápida pesquisa na internet o nome Symphony of the Night sempre aparecia em primeiro como o melhor da franquia, até pensei em começar pelos jogos de NES que são os primeiros da franquia Castlevania, mais resolvi jogar Symphony of the Night depois de infinitas recomendações.

Um pouco do que é Symphony of the Night

Castlevania Symphony of the Night se passa dentro do castelo do Drácula, o mapa do jogo é grande e em vários momentos não é possível acessar a certas áreas do mapa, sendo necessário pegar algum item ou ter algum poder para progredir (algo comum em metroidvanias). Você joga com Alucard filho do Drácula, como Alucard é um Dampiro (Híbrido de Humano com Vampiro), ele possui diversos poderes que vão sendo liberados conforme você progride no jogo, como se tornar um morcego ou um lobo.

Como o jogo possui características de um RPG, Alucard sobe de nível conforme derrotamos inimigos ou chefes, esta mecânica é essencial para o jogo pois é comum irmos para alguma área do mapa aonde morremos com poucos hits, sendo necessário subir de level para retornar a mesma área.

castlevaniamenureal_by_leomitsu-d5d3luiCastlevania-Symphony-of-the-Night-large-386

 

 

 

 

 

O Jogo possui diversas armas e armaduras além dos “Familiares” que são uma espécie de assistentes que nos ajudam em diversos momentos no jogo, um que eu usei bastante foi a fada que nos cura quando estamos com baixo HP e indica lugares com passagens secretas. A trama do jogo se passa logo após Castlevania: Rondo of Blood, Alucard vai até o castelo para derrotar seu pai o Drácula, durante o jogo você encontra outros personagens da franquia como Richter Belmont e Maria Renard, não vou dar mais detalhes sobre a trama para evitar spoilers. Quando morremos voltamos para o nosso último save, caso você não tenha salvo seu progresso irá perde-lo por completo quando morrer.

O Clássico Atemporal

Porque Castlevania Symphony of the Night se tornou um dos melhores jogos de todos os tempos? Bem vou contar um pouco do que passei jogando e tentar explicar porque eu também me tornei fã de Symphony of the Night.

Jogabilidade Viciante:

Um frase que sempre ouvi era que metroidvanias eram jogos viciantes, e depois que se começa a joga-los é difícil largar o jogo até zerá-lo. Admito que quando comecei a jogar Symphony of the Night eu não estava muito empolgado, mas conforme ia jogando não conseguia largá-lo, tanto que não vi o tempo passar quando estava jogando e depois que desligava o console fica pensando no jogo. A jogabilidade precisa e a vontade de explorar todo o mapa do jogo (que por sinal é muito bem construído) viciam de tal forma que prendem o jogador do começo ao fim, o vício é tanto que quando fazia esta análise senti vontade de jogá-lo novamente.

Trilha Sonora Magistral:

WhatsApp Image 2018-10-19 at 21.50.57

QUE TRILHA SONORA !!! Uma coisa que sempre prestei atenção em vários jogos são as suas trilhas sonoras, pois ajudam na imersão durante a jogatina, eu sempre achava estranho em lista de “melhores trilhas sonoras dos games” Symphony of the Night aparecer em posição de destaque, mais depois que apertei start no menu jogo, vi Alucard entra no castelo do Drácula e começou a tocar a música Dracula’s Castle pensei comigo “Que trilha sonora esplêndida !!!”. A maioria das músicas do jogo possuem um toque erudito o que combinou perfeitamente com o jogo, dou destaque a área do jogo chamada Olrox’s Quarters onde toca a famosa Dance of Pales, música está me fez parar de jogar apenas para escutá-la.

14-OlroxQuarters05
Olrox’s Quarters área do jogo aonde toca a Dance of Pales

Caso queria também apreciar as músicas, segue link logo abaixo:

Dracula’s Castle – https://www.youtube.com/watch?v=_zB1HelWFNw

Dance of Pales – https://www.youtube.com/watch?v=PS8ALhXLrPg

Direção de Arte incrível:

Cada elemento do mapa, cada parte do cenário, cada inimigo, cada chefe e assim por diante foram colocados em Symphony of the Night de forma extremamente harmoniosa, você realmente se sente inserido neste universo gótico. Apesar de utilizar sprites, técnica está que já estava em desuso na época, o jogo ficou ótimo. As artes feitas para os posters e capas do jogo são verdadeiras obras de arte.

638full-castlevania_-symphony-of-the-night-screenshot

Vale a pena ?

Sim, Claro, Sem dúvida, se você ainda não jogou Castlevania Symphony of the Night pare o que está fazendo agora e vá jogá-lo, é um jogo obrigatório em qualquer “currículo gamer”. Sei que a análise ficou pequena e que Symphony of the Night possui muito mais conteúdo como diversos easter eggs, mas espero que através desta análise seja despertada a vontade de jogar este clássico.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s